Sejam muito bem-vindos!
Essa é a hora de retornar as tarefas diárias, não é mesmo?
Gostaria de enfatizar a importância de fazer as tarefas de casa, pois elas reforçam o que foi estudado e possibilitam a fixação do conteúdo grandualmente, fazendo com que você necessite de um menor esforço antes das avaliações mensais e bimestrais.
Nesse mês de fevereiro estudaremos a Unidade I: Povos, movimentos e território na América portuguesa.
Capítulo 1: Africanos no Brasil: dominação e resistência.
Trabalharemos com o artigo 5º da Constituição Federal brasileira.
O principal objetivo é conhecer e manusear aCarta Magna do nosso país. Em seguida, identificar o que a lei brasileira reza sobre a discriminação racial. posteriormente reconhecer o significado de termos como inafiançável e imprescritível.
E por fim, organizaremos um forum (em forma de debate) sobre o sistema de cotas, projeto de lei aprovado em 20/10/2008.
Capítulo 2: A marcha da colonização na América portuguesa.
Após o estudo deste conteúdo escreveremos um diário ilustrado contando as aventuras e desventuras de um personagem escolhido por cada aluno (soldado, jesuíta, criador de gado ou indígena), respeitando fielmente as caracteristicas do personagem, do local e do momento histórico.
observação: o período (tempo) tem que ser necessariamente o de ocupação do interior do Brasil, durante o processo de colonização.
- Você sabe como os africanos vieram parar no Brasil, na época colonial?
- O que são sociedades tribais?
- É possível que uma sociedade incentive guerra em outra para levar vantagens?
- Quem e o que viajavam nos navios negreiro?
- Trabalho forçado? Será?
- Você já viu uma gargalheira? E uma máscara de Flandres?
- Será que realmente era necessário resistir?
- Quibundo? O que é isso?
- Por que ainda hoje falamos em quilombo?
Trabalharemos com o artigo 5º da Constituição Federal brasileira.
O principal objetivo é conhecer e manusear aCarta Magna do nosso país. Em seguida, identificar o que a lei brasileira reza sobre a discriminação racial. posteriormente reconhecer o significado de termos como inafiançável e imprescritível.
E por fim, organizaremos um forum (em forma de debate) sobre o sistema de cotas, projeto de lei aprovado em 20/10/2008.
Capítulo 2: A marcha da colonização na América portuguesa.
- Você já ouviu falar em entradas e bandeiras? Sabe qual é a diferença entre as duas?
- O que são mamelucos?
- O que eram as missões?
- Com a descoberta de ouro nas minas intensificaram também as buscas por pedras preciosas.
- O que você sabe sobre a Companhia de Comércio do Maranhão? Pois é, foi por causa dela que os colonos do norte se revoltaram, invadindo os estabelecimentos comerciais dessa Companhia e dando início a Revolta de Beckman (1684).
- A economia também era movimentada pelos criadores de gado que além de terem função na economia povoavam gradativamente o interior do país.
- Você sabia que as fronteiras brasileirass que conhecemos hoje foram frutos de quatro tratados (entre Portugal, Espanha e a França)?
Após o estudo deste conteúdo escreveremos um diário ilustrado contando as aventuras e desventuras de um personagem escolhido por cada aluno (soldado, jesuíta, criador de gado ou indígena), respeitando fielmente as caracteristicas do personagem, do local e do momento histórico.
observação: o período (tempo) tem que ser necessariamente o de ocupação do interior do Brasil, durante o processo de colonização.
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