História

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 ·

Sejam muito bem-vindos!

Essa é a hora de retornar as tarefas diárias, não é mesmo?
Gostaria de enfatizar a importância de fazer as tarefas de casa, pois elas reforçam o que foi estudado e possibilitam a fixação do conteúdo grandualmente, fazendo com que você necessite de um menor esforço antes das avaliações mensais e bimestrais.

Nesse mês de fevereiro estudaremos a Unidade I: Povos, movimentos e território na América portuguesa.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Navio_negreiro_-_Rugendas.jpg

Capítulo 1: Africanos no Brasil: dominação e resistência.

  • Você sabe como os africanos vieram parar no Brasil, na época colonial?
  • O que são sociedades tribais?
  • É possível que uma sociedade incentive guerra em outra para levar vantagens?
  • Quem e o que viajavam nos navios negreiro?
  • Trabalho forçado? Será?
  • Você já viu uma gargalheira? E uma máscara de Flandres?
  • Será que realmente era necessário resistir?
  • Quibundo? O que é isso?
  • Por que ainda hoje falamos em quilombo?
Atividade de aprofundamento.
Trabalharemos com o artigo 5º da Constituição Federal brasileira.
O principal objetivo é conhecer e manusear aCarta Magna do nosso país. Em seguida, identificar o que a lei brasileira reza sobre a discriminação racial. posteriormente reconhecer o significado de termos como inafiançável e imprescritível.
E por fim, organizaremos um forum (em forma de debate) sobre o sistema de cotas, projeto de lei aprovado em 20/10/2008.


Capítulo 2: A marcha da colonização na América portuguesa.
  • http://www.revistadehistoria.com.br/v2/docs/image/Ivan_bandeirantes.jpg
  • Você já ouviu falar em entradas e bandeiras? Sabe qual é a diferença entre as duas?
  • O que são mamelucos?
  • O que eram as missões?
  • Com a descoberta de ouro nas minas intensificaram também as buscas por pedras preciosas.
  • O que você sabe sobre a Companhia de Comércio do Maranhão? Pois é, foi por causa dela que os colonos do norte se revoltaram, invadindo os estabelecimentos comerciais dessa Companhia e dando início a Revolta de Beckman (1684).
  • A economia também era movimentada pelos criadores de gado que além de terem função na economia povoavam gradativamente o interior do país.
  • Você sabia que as fronteiras brasileirass que conhecemos hoje foram frutos de quatro tratados (entre Portugal, Espanha e a França)?
Atividade de aprofundamento.
Após o estudo deste conteúdo escreveremos um diário ilustrado contando as aventuras e desventuras de um personagem escolhido por cada aluno (soldado, jesuíta, criador de gado ou indígena), respeitando fielmente as caracteristicas do personagem, do local e do momento histórico.
observação: o período (tempo) tem que ser necessariamente o de ocupação do interior do Brasil, durante o processo de colonização.





0 comentários:

Blog dos Professores

Aqui você vai encontrar diversas matérias publicadas pelos próprios professores, bem como conteúdos semanais.
Sejam bem vindos!

Arquivos