Feira do Livro

segunda-feira, 28 de junho de 2010 · 0 comentários

Importância da leitura

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.
Quando citamos a necessidade do conhecimento prévio de mundo para a compreensão da leitura, podemos inferir o caráter subjetivo que essa atividade assume. Conforme afirma Leonardo Boff, cada um lê com os olhos que tem.
E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.
A partir daí, podemos começar a refletir sobre o relacionamento leitor-texto. Já dissemos que ler é, acima de tudo, compreender. Para que isso aconteça, além dos já referidos processamentos cognitivos da leitura e conhecimentos prévios necessários a ela, é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Ele precisa manter um posicionamento crítico sobre o que lê, não apenas passivo. Quando atende a essa necessidade, o leitor se projeta no texto, levando para dentro dele toda sua vivência pessoal, com suas emoções, expectativas, seus preconceitos etc. É por isso que consegue ser tocado pela leitura.
Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:
[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.
Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquirirmos mais conhecimentos e cultura - o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.
E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.
Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.
Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, "o verbo ler não suporta o imperativo". Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.



Maria Carolina
Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e Normal


(Recomendado pela Professora Carla Baggi)
Abraços a todos.

Robótica: Exoesqueleto similar ao do Homem de Ferro

segunda-feira, 14 de junho de 2010 · 0 comentários

Caros Pais e alunos,
Estamos nos aproximando do final do bimestre e incluímos algumas missões nos treinamentos, entre eles o segue linha que é uma prévia dos campeonatos que se aproximam no próximo semestre.
Uma prática interessante realizada pelos alunos foi a montagem do braço mecano-robótico de um exoesqueleto criado em Lego NXT, em uma forma similar ao do homem de ferro.
Grande abraço,
Marcelo Stavale Molina




Copa é realidade distante na terra natal de Mandela

quinta-feira, 10 de junho de 2010 · 0 comentários

Prezados estudantes, principalmente os da 8ª série. Vejam neste vídeo da BBC Brasil a geografia, geoeconomia, geopolítica, cultura e realidades diferentes no país que está sediando a copa do mundo.

Façam uma análise do nosso país e da sua vida quanto a realidade dos povos africanos.
Nosso estudo do 2º bimestre está acompanhado o Professo Gilvan de Educação Física desde o dia que foi desenvolvido o trabalho com as bandeiras dos países que participam da copa 2010. Cada equipe que fez sua bandeira com o Prof. Gilvan está fazendo uma pesquisa do país o qual está representando na copa anima.

Arte

quarta-feira, 9 de junho de 2010 · 0 comentários

Queridos alunos,

Conforme previsto, vamos finalizar o Módulo 4 do nosso livro didático antes das férias.

Fiquem atentos com relação a organização dos materiais necessários para as aulas, a fim de melhor aproveitá-las.

Desejo que divirtam-se na Festa Junina da escola. Que seja bem colorida e animada.

Um forte abraço da Professora Cristhianni.

Jogos finais

terça-feira, 8 de junho de 2010 · 0 comentários

Feminino:
1 Barcelänima (09 pontos)
2 Grécia (04 pontos)
3 Seven Team (04 pontos)
4 Panteras (00 pontos)

Masculino:
1 Barcelänima (09 pontos)
2 King (06 pontos)
3 Grécia (03 pontos)
4 Seven Team (00 pontos)

Disputa final:
Terceiro e quarto lugar masculino: Grécia X Seven Team
Terceiro e quarto lugar feminino: Seven Team X Panteras
Primeiro lugar masculino: Barcelänima X King
Primeiro lugar feminino: Barcelänima X Grécia

Copa Änima de futebol.

· 0 comentários

3 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

02 Seven team (7) X (6) Grécia 06
13 Barcelänima (8) X (5) King 01

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (6) Grécia 01
05 Barcelänima (8) X (5) Panteras 01

Copa Änima de Futebol

· 0 comentários

3 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

02 Seven team (7) X (6) Grécia 06
13 Barcelänima (8) X (5) King 01

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (6) Grécia 01
05 Barcelänima (8) X (5) Panteras 01

Copa Änima de futebol.

· 0 comentários

3 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

02 Seven team (7) X (6) Grécia 06
13 Barcelänima (8) X (5) King 01

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (6) Grécia 01
05 Barcelänima (8) X (5) Panteras 01

Copa Änima de futebol.

· 0 comentários

3 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

02 Seven team (7) X (6) Grécia 06
13 Barcelänima (8) X (5) King 01

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (6) Grécia 01
05 Barcelänima (8) X (5) Panteras 01

Conteúdo Junho Inglês

quinta-feira, 3 de junho de 2010 · 0 comentários

Hello,study hard for our test,ok?

#Verb tenses
#Should and shouldn't
#Regular and irregular verbs
#Sports verbs
#First conditional

U R special 2 me *-* Teacher Jana

Conteúdo Inglês Junho

· 0 comentários

My dear students,study hard our topics for June,ok?

*There to be -Past tense
*Ordinal numbers
*Occupations
*Past situations
*Adverbs of time

Don't forget U R the best!Teacher Jana

Conteúdo Inglês Junho

· 0 comentários

My dear students,attention to the topics for June:

@Frequency adverbs and expressions
@A-an-some-any
@Countable and uncountable nouns
@Simple present tense
@Short answers

You know I luv U!Teacher Jana

Conteúdo Inglês Junho

· 0 comentários

Dear students,attention to the topics for June:

#Question words
#Nationalities and countries
#Possessive case
#Months of the year
#Cardinal numbers 21-100
#Sports

Study hard =D Teacher Jana

Copa Änima de futebol

terça-feira, 1 de junho de 2010 · 0 comentários

2 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

07 Seven team (7) X (5) King 08
10 Barcelänima (8) X (6) Grécia 04

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (5) King 00
08 Barcelänima (8) X (6) Grécia 01

Copa Änima de Futebol

· 0 comentários

2 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

07 Seven team (7) X (5) King 08
10 Barcelänima (8) X (6) Grécia 04

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (5) King 00
08 Barcelänima (8) X (6) Grécia 01

Copa Änima de Futebol

· 0 comentários

2 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

07 Seven team (7) X (5) King 08
10 Barcelänima (8) X (6) Grécia 04

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (5) King 00
08 Barcelänima (8) X (6) Grécia 01

Copa Änima de futebol

· 0 comentários

2 dia de disputa:
Resultados finais.

Categoria: Masculino

07 Seven team (7) X (5) King 08
10 Barcelänima (8) X (6) Grécia 04

Categoria: Feminino

01 Seven team (7) X (5) King 00
08 Barcelänima (8) X (6) Grécia 01